domingo, 28 de junho de 2009

DEUS NECESSITA DE HOMENS

Com uma belíssima celebração, no Vaticano, o Papa Bento XVI inaugurou o ANO SCERDOTAL no dia 19 do mês em curso. Usando o mesmo título da minha tese de doutorado em Teologia Bíblica, escrevi este texto perícope a partir de Mateus 4,18-19.

DEUS NECESSITA DE HOMENS
VOCAÇÃO SACERDOTAL UMA MARCA INDELÉVEL
ANO SANTO SACERDOTAL 19/06 de 2009 a 19/06/2010.

Para Padre Inaldo César,
a graça e a missão in persona Christ.

A VOCAÇÃO SACERDOTAL: (João 15,16)
Deus necessita de homens. Homens desprendidos das coisas mundanas (João 18,36). Homens capazes de amar incomensuravelmente as coisas de Deus (Marcos 12,34). Homens que colocarão as mãos no arado e não olharão para trás (Lucas 9,61). Deixarão pais e irmãos e viverão por Cristo, com Cristo e em Cisto (Mateus 19,29). Homens mártires que sem hesitar, se necessário for, darão suas próprias vidas para honra e glória de Deus, tal qual Dom Oscar Romero (Mateus 16,24-26). Homens servos, servos da palavra de Deus, servos do povo de Deus e servos incondicionais da Verdade (João 14,6). Homens testemunhas vivas da vocação abraçada, feito Dom Paulo Arns (João 18,37). Homens instrumentos de salvação (Mateus 14,19). Homens defensores dos pobres e oprimidos como Dom Helder Câmara. (2Timóteo 4,7). Homens portadores dos dons do Espírito Santo (Lucas 4,1). Homens peregrinos arautos da Boa-Nova, semeando o amor, a paz e bem, assim como fez o Papa João Paulo II (Marcos 16,15). Homens de fé inabalável (Marcos 10,52). Homens santos como o Cura D´Ars ( 1 Pedro 1,15-16).


SACERDOTE DE DEUS: (Salmo 110,4)
O ministério presbíteral é antes de tudo uma entrega integral de amor. De amor a igreja de Jesus Cristo. Não se pode ter uma vocação solidificada sem este perene amor. (Jeremias 20,7).
Sabemos que a caminhada é árdua, muitas vezes desanimadora. Mas é preciso seguir em frente, desbravar novos caminhos e construir templos de oração (Filipenses 4,13).
É por excelência que a igreja de Jesus Cristo continua pescadora de homens (Marcos 1,16-20).
Através desta missão empreendedora, é que a igreja demonstra o real sentido do seu ministério vocacional. Vocação palavra latina vocatio, que quer dizer chamamento, eleger, escolher. Deus escolhe e elege (Isaias 49,1). Uma vez lançada à rede, o eleito se entrega de corpo e alma para o serviço da santa madre igreja. Dela o escolhido receberá os bens que Deus nos reserva (1 Coríntios 2,9).
Nada é tão belo é profundo quanto o dia do recebimento da Sagrada Ordem presbíteral (Êxodo 40,15b).
Mesmo sem a devida experiência o neo-presbítero, não pode esmorecer, tem que arregaça as mangas, com a bíblia na mão e fé na missão sair a evangelizar (Lucas 5,5).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

NO CAMINHO DO DESEJO

Alcança a mais alta latitude
quando se tem a seu favor o desejo,
se constrói envolvendo os corpos
percorrendo caminhos
sobre linhas de perfeição,
em amplitude descomunal.
ímpeto - entrega - concessão.