quinta-feira, 23 de julho de 2009

IMAGO DEI - poesia para Leonardo Boff

tens o dom do profeta Isaías
o ensinamento do profeta Elias.
expressa o pluralismo da teologia
permea a filosofia.
sua mística através da ecologia
espiritualidade franciscana inserida na Cristologia.
infinita sabedoria
sublime amor dedicado a Ave-Maria.
as palavras que o profeta anuncia
a imagem semelhante que principia.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

NIHIL AMORI CHRISTI PRAEPONERE

PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ QUE DOAR A VIDA PELO IRMÃO!
"Eis que eu vos dou um novo Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado” Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado” Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado” Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado” Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado".

Este cântico é para mim o mais belo de todos os cânticos católicos. Além de trazer a essência do testemunho de um amor incomensurável apregoado por Jesus Cristo. Cantá-lo sempre me remete a lembrança de Dom Óscar Arnulfo Romero Galdámez. Bispo católico, assassinado em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a santa missa em San Salvador.

domingo, 19 de julho de 2009

SPIRITUS ET VERBUM

O verdadeiro Cristianismo começa com doação. Não se apregoar amor verdadeiro a Deus sem compartilhar esperança e caridade. Na sua nova encíclica intitulada "Caritas in Veritate" o Santo Padre Bento XVI, recorrer a um chamado interpessoal a cada Ser no que tange o amor ao próximo. De certa forma, temos obrigações com cada irmão que nos pede um pedaço de pão. E negar um pedaço de pão solicitado, é negar o Cristo-Amor. Cf. 13,34-35. A verdade é uma só. De todos os sortilégios que a flagelam a humanidade a fome é que mais aterrorizar. Dentro do parâmetro apresentado na encíclica papal, através de passagens bíblicas fiz uma síntese sobre a prática da caridade na verdade.
A FOME QUE DEVORA A VIDA: (Mateus 14,16).
Quem se preocupa com a necessidade dos menos favorecidos, é um autêntico seguindo de Cristo. Cf. 2 Coríntios 8,9. Se temos a graça de poder oferecer é importante que compartilhemos. Cf. 2 Pedro 1,4. A caridade é a síntese de Amor verdadeiro, caminho de Redenção. Cf. 1 Coríntios 13,4-8. Entretanto, não podemos esquecer do alimento da alma. Cf. Mateus 4,4.
Dom Helder Câmara sempre dizia: “Ninguém é tão rico que não precisa de ajuda, nem tão pobre que não possa ajudar a outros”.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

IN CORDE JESU ET MARIAE


Hoje é um dia especialíssimo para mim. 16 de Julho, dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo! Tenho profunda devoção pela a invocação a Virgem Maria sobre este título. Aproveito o ensejo para apresentar uma síntese bíblica, da minha autoria, dentro da Mariologia.

MARIA, UM AMOR DESMEDIDO: (Apocalipse 12,1).
Maria foi entre toda a mais obediente e fiel com seu sim. Cf. 1,48. Não se abateu diante do desconhecido. Cf. 1,34-35. Buscou incessantemente fazer a vontade de Deus. Cf. 1, 46-47. E na jornada apostólica do filho amado foi perene intercessora dos aflitos. Cf. João 2,5.
São Boaventura diante da sua devoção mariana dizia: “Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisso conhecêsse-mos que tudo o que temos de esperança,graça e salvação,dela deriva até nós”.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

TEOLOGIA BÍBLICA: FÉ SAPIENCIAL

A fé não tem validade sem o compromisso cristão. Antes de darmos o testemunho da nossa fé, é de suma importância que demonstremos o nosso compromisso com a ética, com a moral, com o amor ao próximo, com o perdão. Cf. Tiago 2,18.
É paradoxal um cristão apregoar que tem incomensurável amor por Deus, e este é desprovido de amor para com semelhante. Cf. 1 João 4,20.
Temos que ter em nossa espiritualidade a lição continua de doação, como São Francisco de Assis, que é o retrato da infinita prova de amor pelas coisas de Deus. Cf. 1 João 4,8.
Assim compromissados, estaremos vivenciando a transformadora força do Amor de Deus. Apocalipse 21,5.
In Corde Jesu, semper.