domingo, 28 de agosto de 2011

POESIA - AS PARALELAS

A poesia...
atravessa futuros
desenha amores
constrói muros
desfaz dissabores.
A poesia...
O que foi feito dos rastros?
Dos jugos e fardos?
Dos pecados?
Dos cordeiros imolados?

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

POESIA - ARACAJU, BEATAM URBEM



ARACAJU, BEATAM URBEM
Aracaju
mar azul
Atalaia
exuberante praia
Catedral
beleza magistral
Ponte do Imperador
quimera de amor
Rio Sergipe
imanência triple.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS - VII

CASA DE DEUS (Isaías 56,7)

Nos templos contemporâneos a missão evangelizadora é posta em segundo plano. Cf. João 2,16. O inimigo insiste na missão dele de fazer com que a Casa de Deus seja desacreditada. Cf. Mateus 16,18. Nada tem força igual à rebatedora força do amor constituído por Deus. Cf. Mateus 28,18-20. As iniquidades praticadas pelos vendilhões remanescentes são causadas pela ganância pelo o poder. Cf. Mateus 21,12-13. Todavia, Jesus Cristo, que é a plenitude dos templos, através da sua promessa de amor infinito não permitirá o fim do seu discipulado. Cf. João 2,19. E revestido de muita alegria podemos celebrar. Cf. 122,1.
Witness Lee tenha este conceito sobre a igreja: - "Deus é corporificado em Cristo; Cristo é experienciado como Espírito; o Espírito é o elemento constituinte da igreja, o Corpo de Cristo.”

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

domingo, 21 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS - VI

CONTATO COM DEUS (Mateus 9,14-15)

O jejum é uma forma de ligação com Deus. Cf. Marcos 9,29. É uma manifestação interpessoal consciente de oblação. Cf. Mateus 6,16. E a oblação será resguardada de todos os males. Cf. Lucas 4,1-2.

Mahatma Gandhi falava a respeito do jejum: - "O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.”
(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MADRID, POESIA E MISTÉRIO



Madrid
Assim como João Cabral de Melo
Há um elo
Entre a poesia e o mistério
Madrid
Não há mais nada tão belo.


(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS V

FOME QUE DEVORA A VIDA (Mateus 14,16)
Quem se preocupa com a necessidade dos menos favorecidos, é um autêntico seguindo de Cristo. Cf. 2 Coríntios 8,9. Se temos a graça de poder oferecer é importante que compartilhemos. Cf. 2 Pedro 1,4. A caridade é a síntese de Amor verdadeiro, caminho de Redenção. Cf. 1 Coríntios 13,4-8. Entretanto, não podemos esquecer do alimento da alma. Cf. Mateus 4,4.
Dom Helder Câmara sempre dizia: - “Ninguém é tão rico que não precisa de ajuda, nem tão pobre que não possa ajudar a outros”.
(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PETRÓPOLIS, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO







Dia do Patrimônio Histórico e Artístico

Arquitetura sem igual
Museu Imperial
Palácio de Cristal
Magnânima Catedral
Teatro Municipal.

Rua do Imperador
Carruagem Victória para passear
Obelisco para contemplar
Prédio dos Correios para fotografar.
Igreja do Rosário para celebrar.

Avenida Koeler mansões bonitas de se ver
Praça da Liberdade ponto de encontro com você
Silogeu Petropolitano acárdia do saber
Casa de Santos Dumont o melhor ângulo do benquerer
Relógio de Flores da UCP

Rua Ipiranga
Mosteiro da Virgem onde há missa e oração
Igreja Luterana suntuosa construção
Casa dos Sete Erros histórias de assombração
Camerata Abarte para louvação.

Casa do Barão de Mauá
Palácio da Princesa Isabel para visitar
Palácio Amarelo para legislar
Hotel Quitandinha projeto espetacular
Trono de Fátima a nos abençoar.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS IV

FESTIVIDADE LITÚRGICA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

MARIA, UM AMOR DESMEDIDO (Apocalipse 12,1)

Maria foi entre toda a mais obediente e fiel com seu sim. Cf. 1,48. Não se abateu diante do desconhecido. Cf. 1,34-35. Buscou incessantemente fazer a vontade de Deus. Cf. 1, 46-47. E na jornada apostólica do filho amado foi intercessora dos aflitos. Cf. João 2,5. São Boaventura diante da sua devoção mariana dizia:- “Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisso conhecêsse-mos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós”.
(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS III

AMADURECIMENTO E TESTEMUNHO DO TEMPO (2 Coríntios 4,16)

A experiência da vida é fonte inesgotável de sabedoria existencial. Cf. Filipenses 4,8. Não se pode dispensar a experimentação dos que viverão e deram testemunho do amor paternal de Deus. Cf. Salmos 71,18. São os vivenciados neste sublime amor que possuem maior prova do poder de Deus. Cf. Tito 2,2-5. George Sand disse: - “Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé”.
(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS II


FÉ SAPIENCIAL (Efésios 2,8-9)

A fé não tem validade sem o compromisso cristão. Antes de darmos o testemunho da nossa fé, é de suma importância que demonstremos o nosso compromisso com a ética, com a moral, com o amor ao próximo, com o perdão. Cf. Tiago 2,18.
É paradoxal um cristão apregoar que tem incomensurável amor por Deus, e este é desprovido de amor para com semelhante. Cf. 1 João 4,20.Temos que imbuir em nossa espiritualidade à lição continua de doação, como São Francisco de Assis, que é o retrato da infinita prova de amor pelas coisas de Deus. Cf. 1 João 4,8. Assim compromissados, estaremos vivenciando a transformadora força do Amor de Deus. Cf. Apocalipse 21,5. Monsenhor Josemaria Escrivá dava desta forma seu belo testemunho sobre a fé: "Aviva a tua fé. - Cristo não é uma figura que passou. Não é uma recordação que se perde na História. Vive! "Jesus Christus heri et hodie: ipse et in saecula". Diz São Paulo. “Jesus Cristo ontem e hoje e sempre!".
(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

INTERPRETAÇÕES FRAGMENTÁRIAS

SACERDOTE DE DEUS (Salmo 110,4)


O ministério presbíteral é antes de tudo uma entrega integral de amor. De amor a igreja de Jesus Cristo. Não se pode ter uma vocação solidificada sem este perene amor. Cf.Jeremias 20,7. Sabemos que a caminhada é árdua, muitas vezes desanimadora. Mas é preciso seguir em frente, desbravar novos caminhos e construir templos de oração. Cf.Filipenses 4,13. É por excelência que a igreja de Jesus Cristo continua pescadora de homens. Cf.Marcos 1,16-20. Através desta missão empreendedora, é que a igreja demonstra o real sentido do seu ministério vocacional. Vocação palavra latina vocatio, que quer dizer chamamento, eleger, escolher. Deus escolhe e elege Cf.Isaias 49,1. Uma vez lançada à rede, o eleito se entrega de corpo e alma para o serviço da santa madre igreja. Dela o escolhido receberá os bens que Deus nos reserva. Cf.1 Coríntios 2,9. Nada é tão belo é profundo quanto o dia do recebimento da Sagrada Ordem presbíteral. Cf. Êxodo 40,15b. Mesmo sem a devida experiência o neo-presbítero, não pode esmorecer, tem que arregaça as mangas, com a bíblia na mão e fé na missão sair a evangelizar. Cf.Lucas 5,5. O Santo Cura D´Ars reportava-se com esta definição sobre os sacerdotes: "O sacerdote é um homem que ocupa o lugar de Deus, um homem que está revestido de todos os poderes de Deus".(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

sábado, 6 de agosto de 2011

MEMBRO HONORÁRIO DA ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS

No último dia 03 do mês em curso, no Teatro Santa Cecília, em Petrópolis-RJ, tomei posse como Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras. Foi uma noite memorável que jamais se apagará das minhas lembranças. Reproduzo aqui as palavras que proferir de agradecimento em meu nome e em nome dos demais agraciados.


Digníssimos senhores Acadêmicos: Drs. Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Fernando de Souza da Costa, por meio dos quais saúdo os demais acadêmicos, agraciados e demais autoridades excelentíssimas, ilustríssimas e reverendíssimas. Senhoras e Senhores. Receber a investidura de Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras, é motivo de enorme contentamento para mim. Indubitavelmente preenche meu coração de literato de muita emoção. Pois, Academia Petropolitana de Letras, que traz no seu quadro efetivo homens de extraordinária grandeza intelectual, sempre foi e continua sendo para mim, um espelho que reflete sabedoria e uma enorme diversidade cultural. Dentre muitos prêmios e títulos que recebi no Brasil e no Exterior é a segunda vez que me é concedida uma honraria de reconhecimento literário por ilustres acadêmicos petropolitanos: a primeira me foi dada em meados do ano 1992 pela Casa de Raul de Leoni de Petrópolis, cidade onde resido desde a década 90. Durante Inclusões fora do Brasil fui testemunha presencial do expediente em que reiteradas vezes ouvi a citação do nome da Academia Petropolitna de Letras, em universidades e em grupos de intelectuais. Ouvi a citação do nome além fronteiras, da Academia Petropolitana de Letras é algo que só engrandece a nossa querida Cidade de Pedro. Pois temos imenso orgulho dessa renomada instituição cultural. Em meus livros publicados sempre fiz constar no perfil do autor, com imenso orgulho literário que sou: Membro da Casa de Raul de Leoni, agora acrescentarei, também com muitíssimo orgulho literário, uma insígnia literária de suma importância, sou: Membro Honorário da Academia Petropolitana de Letras. Portanto, receba o quadro acadêmico, em meu nome e em nome dos demais agraciados: a gratidão pela a concessão deste galardão. Para concluir permitam-me uma constatação: Dr. Fernando Costa e o professor Joaquim Eloy constituir pilares da cultura petropolitana de hoje e de sempre. Deste modo, recebam ambos, minha eterna reverência, e profunda gratidão por serem incansáveis homens na labuta em pro da cultura petrpolitana. Obrigado Professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos e Dr. Fernando da Costa de Souza: ontem, hoje e sempre. Obrigado!!!