segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ano Novo com Lux et Vita

Amanhã será o início de um Novo Ano! Continuaremos a labutar e a celebrar as conquistas. Mesmo que algumas conquistas não sejam satisfatórias, é importante não  desistir de labutar, pois, há sempre na manhã seguinte uma nova oportunidade de labutar para conquistar. Para todos nós, um Ano Novo com lux et vita! (Antônio Menrod)

domingo, 23 de dezembro de 2012

NATAL, Grandeza Trino

NATAL = Nasce o Deus Menino / de grandeza trino / com perpetua doação / e concreta salvação...  - "Donec Christus formetur."

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - In memoriam

 A lágrima teceu hoje no meu rosto o traço da despedida / transito pelas largas avenidas / retrato imensas catedrais / visito museus de beleza universal / em tudo há a mão do arquiteto genial.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Poesia - Abstrato Urbano

Abstrato Urbano = São imagens de concretos armados / São bandidos dispostos a matar e morrer / São comunidades carentes descriminadas e desprovidas / Um Redentor de braços abertos à revelia / Um Pão de Açúcar de preço salgado / Um consumo desembestado de crack / Uma polícia corrupta que desassegura nossa segurança / Uma Lapa da discrepância / Uma cidade de contraste / Homens, mulheres e crianças em autodestruição.   

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Poesia - Auspiciosa Presença

- Auspiciosa Presença - /// Olho ao meu redor / e me vejo só / com os meus botões. / Distante está "Os sertões" / e a Guerra de Canudos revive aqui / bem ao lado de mim.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Poesia - Ilhaneza

                    ILHANEZA =   É imensamente duro construir um futuro / Tão quanto construir um imenso muro / A gente se lança no escuro / A gente se bambeia em cima do muro / A gente se agarra na hélice da vida em pleno enduro / E não se constrói nada para o futuro / Assim sendo ficamos sem porto seguro.

domingo, 21 de outubro de 2012

Poesia - vícios e concupiscências

a ignorância é irmã da  intolerância / que possui aparentado com a petulância / numa deselegância exala boa fragrância. 

domingo, 30 de setembro de 2012

Poesia - DILUENTE

DILUENTE - O rosto da vida / O resto do medo / A ira apaziguada / A última  palavra proferida / O silêncio permanente / A dor perene / A beleza reluzente / O corpo inerte.

sábado, 8 de setembro de 2012

Solenidade da Natividade de Nossa Senhora

"Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus." (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus, Padre Antônio Vieira) ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ “Post partum virgo inviolatta permansisti, Deo genitrix intercede pro nobis." (Frei Galvão)

sábado, 25 de agosto de 2012

HERANÇA DO PAPA JOÃO XXIII

OS 10 MANDAMENTOS DA SERENIDADE = "1. Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver os problemas da minha vida todos de uma vez. / 2. Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: -delicado nas minhas maneiras -não criticar ninguém -não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim. / 3. Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste. / 4. Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos. / 5. Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma. / 6. Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém. / 7. Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba. / 8. Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardareibem de duas calamidades: a pressa e a indecisão. / 9. Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse só eu no mundo – ainda que as circunstâncias manifestem o contrário. / 10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade." (Papa João XXIII)

sábado, 18 de agosto de 2012

Poesia - Pedido de Misericórdia

Minhas orações sobem aos céus /  vão aos céus se encontrar com Deus /  - elas são para Deus. /  Deus, sou pecador carente de perdão. /  São tantos os pecados meus /  perdoai as minhas faltas /  não permita que eu deixe esse mundo /  sem alcançar a graça da vossa misericórdia. / Assim, como o salmista, direi: - “Misericordias Domini in aeternum cantabo." (Menrod) 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sou mais Marcelo Freixo para prefeito

Sou pelos Direitos Humanos / Sou por uma sociedade mais junta e democrática /   Sou a favor do melhor para a cidade do Rio de Janeiro / Sou mais Marcelo Freixo para prefeito. (Menrod)

domingo, 5 de agosto de 2012

Mês das Vocações Sacerdotais

AGOSTO, mês das vocações sacerdotais, rezemos duas belíssimas orações pelas vocações: ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E PELOS SACERDOTES = "Jesus, Mestre Divino, / que chamamastes os Apóstolos a vos seguirem, / continuai a passar pelos nossos caminhos, / pelas nossas famílias, / pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. / Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, / como ministros ordenados, / como religiosos e religiosas, / para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém." (Papa Paulo VI) +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E PELOS SACERDOTES = "Divino Salvador, Jesus Cristo,/ concedei-nos sacerdotes santos,/ inflamados no fogo de vosso amor,/ totalmente doados à edificação da vossa Igreja./ E vós, ó Maria,/ Mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos de Jesus,/ aumentai nas famílias/ o respeito e o amor ao sacerdócio; suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde,/ dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão assim seja!" (Dom Luciano José Cabral Duarte, Arcebispo Emérito de Aracaju-SE)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Poesia - Morador de Rua

No mínimo sou desinteressante / Muito sou retirante / Pouco sou amante / As vezes sou caminhante / Outras tantas delirante / Talvez sou poetante / Rogo ao semelhante / (Antônio Menrod)

domingo, 22 de julho de 2012

Poema Mariano

Escravo de Maria // "Na rude luta da vida De tudo que aprendi, Só uma coisa eu sei, Jamais dela me esqueci: Nunca me chamei de servo, Porque jamais eu servi... Desde o ano vinte e seis Deste século derradeiro, Ao fazer-me religioso. Pela primeira vez, Com amor e ufania Com Gringnon de Monfort Jurei pra toda vida: Sou escravo de Maria!" (Pe. José Gumercindo Santos, Fundador da Sociedade Joseleitos de Cristo)

terça-feira, 10 de julho de 2012

NOTA DE FALECIMENTO

NOTA DE FALECIMENTO: Morre o Emmo. e Revmo. Senhor Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aos 91 anos. /// "Dom Eugênio Sales foi um homem de Igreja, que seguiu Jesus Cristo, e que por isso trabalhou na evangelização, na preocupação com o próximo." (Dom Orani João Tempesta)

domingo, 8 de julho de 2012

Campanha da Fraternidade 2013

Campanha da Fraternidade 2013: Tema - “Fraternidade e Juventude” // Lema - “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Poesia - INCONGRUÊNCIAS  COMPORTAMENTAIS

SOU // quase memória / quase alguém / quase destoante / quase escritor / quase frívola / quase icônico / quase parva / quase dramaturgo / quase poeta / quase tudo.

domingo, 24 de junho de 2012

Natividade de São João Batista

A igreja celebra hoje a Solenidade do Nascimento de João Batista /// “Quem fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais que um profeta... Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista." (Mt 11,7-11)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Poesia - MANOBRAS E CONFABULAÇÕES

MANOBRAS E CONFABULAÇÕES  a imagem do circuito interno /  filmou o furto da caixa de suco de fruta /  houve o flagrante /  no mesmo instante  /  fizeram paranomásia: /  o suco - da fruta - é fruto - de furto. 

Festividade Liturgica de São Luiz Gonzaga

Festividade Liturgica de São Luiz Gonzaga /// Consagração a São Luiz Gonzaga - Ó glorioso São Luiz Gonzaga, adornado pela Igreja com o belo título de jovem angélico, pela vida puríssima que no mundo viveste, a vós recorro neste dia com o mais ardente afeto d’alma e coração e a vós inteiramente me consagro. Ó perfeito modelo, ó benigno e poderoso Protetor, quanto preciso do vosso auxílio! Preparam-me insídias o mundo e o demônio, sinto a veemência das paixões, conheço a fraqueza e inconstância da minha idade. Quem poderá defender-me, senão vós, ó angélico santo, glória, honra e amparo dos jovens? A vós, pois, recorro com toda a minha alma, a vós com todo o meu coração me entrego e consagro. Intento assim, prometo e quero ser vosso especial devoto e glorificar-vos por vossas sublimes virtudes e especialmente pela vossa angélica pureza; imitar os vossos exemplos e promover a vossa devoção entre os meus companheiros; invocar e bendizer o vosso santo e amável nome até o último suspiro da minha vida. Sim, consagro-vos toda a minha alma, todos os meus sentidos, todo o meu coração e todo o meu ser. Eis-me, pois, todo vosso, ó meu amável São Luiz, e vosso quero ser para sempre. Ah! Guardai-me, defendei-me e conservai-me como coisa vossa, a fim de que, servindo-vos e honrando-vos, possa melhor servir e honrar a Jesus e Maria, e por último ver e louvar a Deus, convosco, no paraíso, por séculos sem fim. Amém.

domingo, 17 de junho de 2012

Poesia - Inocência pueril

Poetizo: -  as regras do redil -  as formas convencionais -  os que conservam a inocência pueril -  os frades conventuais. -  Despoetizo: -  as palavras dos ventos -  as galhofas políticas do momento -  os versos -  os excessos.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado coração de Jesus

Hoje a igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus - As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus /// 1 - Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.- 2 - Estabelecerei a paz nas suas famílias.- 3 - Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração. 4 - Hei de consola-los em todas as dificuldades.- 5 - Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.- 6 - Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos. - 7 - Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.- 8 - As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. - 9 - As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.- 10 - Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.- 11 - Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.- 12 - Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Poesia - Filho do meu coração

FILHO DO MEU CORAÇÃO, para Junior - Somos muitos dentro da imensa solidão / dentro do espelho que não reproduz / - pois não há luz... / estão os versos escritos no retrovisor / há uma dor que semeia e jaz.

sábado, 9 de junho de 2012

Poetas dos Altares

"Maria deu o Fruto doce à humanidade - e a lei do Senhor é uma grande bênção. - No lugar do fruto amargo que colhera Eva, - pelo Fruto de Maria toda humanidade se delicia.  A árvore da vida escondida no Paraíso, - dentro da Virgem Maria foi semeada - e dela nasceu, e sob sua sombra - a humanidade se sentou - e aos distantes - e aos próximos -  seus frutos espalhou." - (Santo Efrém da Síria - Doutor da Igreja, teólogo e poeta) ############################################################ "Eis os versos que outrora, ó Mãe Santíssima,- Te prometi em voto, - Enquanto entre tamoios conjurados, - Pobre refém, tratava as suspiradas pazes, - tua graça me acolheu em teu materno manto - E teu poder me protege intatos corpo e alma." - (Beato José de Anchieta - Presbítero, missionário jesuíta e poeta)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI -  Algumas citações bíblicas acerca do "Pão da Vida": -  "O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo." (1 Cor 10,16-17) -  "Procurai o alimento da Vida eterna." (Jo 6,27) -  "Deu-lhes o pão do céu para comer." (Sl 78,24) -  "O pão de Deus dá vida ao mundo." (Jo 6,33) -  "Eu sou o pão da vida."  (Jo 6,48) -  "O pão que eu darei é minha carne para vida do mundo." (Jo 6, 51) -  "Se não comerdes a carne do Filho do Homem, não tereis a vida eterna." (Jo 6,54) -  "Minha carne é verdadeira comida." (Jo 6, 55) -  "Quem come minha carne.. permanece em mim e Eu nele." (Jo 6,56) -  "Quem me come viverá por mim."  (Jo 6, 57) -  "Quem com minha carne ... Eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 6, 54) -  "Quem come este pão viverá para sempre." (Jo 6, 58) -  "Tomai e comei, isto é o meu corpo." (Mt 26,26) - 

domingo, 3 de junho de 2012

Poesia - Teatro das Isenções

TEATRO DAS ISENÇÕES Não serei a epifania do agouro serei as entrelinhas da anunciação. Para isso, delinearei as inglórias as paixões embebecidas as ilusões suicidas. Não interpretarei o rei que me consome sua personagem é irreal viverei a personagem João sem subnome de mãos calejadas da cena da vida real. Antes do fim do ato encerrado a ribalta às escuras a coxia esvaziada o camarim habitado por fantasmas. Serei espectador de mim mesmo drenarei meus mistérios mastigarei todo meu texto sentirei isenções antes nunca vividas.

domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO DE PENTECOSTES

DOMINGO DE PENTECOSTES  "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos dos Apóstolos 2,1-4)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Academia Petropolitana de Letras

Academia Petropolitana de Letras: Acabo de receber, no meu leito hospitalar, a estonteante notícia que fui eleito para a APL com 31 votos favoráveis. Serei titular da cadeira 32, cujo o patrono é Olavo Bilac. "Há quem me julgue perdido porque ando a ouvir estrelas. Só quem ama tem ouvido para ouvi-las e entendê-las." (Olavo Bilac)

domingo, 13 de maio de 2012

Poesia -  Mater, verbis et operibus

 Mater, verbis et operibus Suas palavras são libertadoras  nos faz enxergar o imaculado a todo instante nos faz senti amado intercede pelo o erro praticado. Entre todas as ações de uma mãe amar é a principal com um amor incondicional pois é um amor transcendental. 

sábado, 12 de maio de 2012

Oração Santo Inácio de Loyola

Oração "Tomai Senhor, e recebei Toda a minha liberdade, e a minha memória também O meu entendimento, e toda minha vontade Tudo que tenho e possuo, Vós me destes com amor Todos os dons que me destes Com gratidão vos devolvo Dispondo deles senhor Segundo a vossa vontade Dai-me somente o vosso amor vossa graça Isso me basta, nada mais quero pedir." (Oração Santo Inácio de Loyola)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Poesia - UM DERO JOVEM

UM DERO JOVEM quero beijar seus lábios  decifrar suas tatuagens,  permiti sua entrada na minha vida e transformar nós dois em um só corpo.  jovem audaz - que estava na fila da bilheteria do cinema  que não foi capaz - antes de comprar a entrada de ler o cartaz. (Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

domingo, 29 de abril de 2012

Domingo do Bom Pastor

DOMINGO DO BOM PASTOR "Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovellhas.  Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.  Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.  É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”. (João 10,11-18) "Eram Cem Ovelhas"  "ERAM CEM OVELHAS JUNTAS NO APRISCO  ERAM CEM OVELHAS QUE O PASTOR CUIDOU  PORÉM, NUMA TARDE AO CONTÁ-LAS TODAS LHE FALTAVA UMA LHE FALTAVA UMA, E TRISTE CHOROU  AS NOVENTA E NOVE  DEIXOU NO APRISCO  E PELAS MONTANHAS  A BUSCÁ-LA FOI  A ENCONTROU GEMENDO  TREMENDO DE FRIO UNGIU SUAS FERIDAS TOMOU-AS EM SEUS BRAÇOS E AO REDIL VOLTOU  ESTA MESMA HISTÓRIA VOLTA A REPETIR-SE  COM TODA OVELHA  QUE PERDIDA ESTÁ VAGANDO NO MUNDO,  SEM PAZ SEM CONSOLO,  SEM DEUS SEM CONSOLO,  SEM DEUS SEM CONSOLO  E SEM SEU PERDÃO." 

domingo, 22 de abril de 2012

CÂNTICO MAGNÌFICAT

Cântico Magníficat
“E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.” (Lucas 1,46-55)

sábado, 21 de abril de 2012

Aniversário de Brasília - # A INVASÃO #

# A invasão #

Miríades e miríades de anjos invadiram Brasília antes do fim do mundo
com a missão de esmagar as cabeças dos políticos escroques eminentes
aqueles que são filhos de chocadeira e roubam com algibeira sem fundo
sem piedade lançá-los-ão no fogo ardente onde há choro e ranger de dentes.

domingo, 15 de abril de 2012

Festa da Divina Misericórdia

Festa da Divina Misericórdia
"Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso". (Lc 6,36)

"Neste dia, estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das penas e culpas. Neste dia, estão abertas todas as comportas divinas pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de mim". (Palavras ditas por Jesus Cristo a Irmã Faustina Kowalska)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Poesia - A FAVOR DA VIDA

A FAVOR DA VIDA

És-me aqui para perpetuar quem sou
Relatarei de onde eu vim
Deixarei claro para onde eu vou
Não posso ir embora sem falar de mim. (Menrod)

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz e Santa Páscoa

"Foi Ele que Se encarnou no seio da Virgem, foi suspenso na cruz, sepultado na terra e, ressuscitando dos mortos, subiu ao mais alto dos céus. Foi Ele o cordeiro que não abriu a boca, o cordeiro imolado, nascido de Maria, a bela ovelhinha; retirado do rebanho, foi levado ao matadouro, imolado à tarde e sepultado à noite; ao ser crucificado, não lhe quebraram osso algum, e ao ser sepultado, não experimentou a corrupção; mas ressuscitando dos mortos, ressuscitou também a humanidade das profundezas do sepulcro.." (Melitão de Sardes)


quinta-feira, 5 de abril de 2012

POESIA - Flores Soberanas


Flores Soberanas

Três amores
que espalham amabilidades pelo o meu viver
são belos jardins regados com o orvalho do amanhecer
que geram soberanas flores.

As perpetuei no meu coração
elas exalam o melhor de todos os perfumes
e possuem uma grandeza acima dos sete cumes
discípulas da compartilhação.










sábado, 31 de março de 2012

Poesia - Altar de Louvação

Altar de Louvação

para Prof. Gustavo

Poeta para ser colocado em altar de louvação
esplêndido navegador que norteia por água cristalina
suas poesias, crônicas, e sonetos são orações de elevação
uma completa e estonteante doutrina.

Petropolitano de histórico laureado
sua magnum opus literária é a síntese da excelência
da qual se extrai o belo e amado
múltiplas sensações vividas e sentidas na essência.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Poesia - Senhora Poesia

SENHORA POESIA

para Profa. Carmen

Seus poemas são belos vitrais
esculpidos com sensível delicadeza
senhora poesia filha das Minas Gerais
em tudo que escreve há inconfundível beleza.

Dententora de amplo saber literário
conduz as palavras com maestria e encanto
versos divinos que comparo ao rosário
senhora poesia merecedora do cetro e do manto.

segunda-feira, 19 de março de 2012

POESIA - ÉS BLUES & JAZZ

És Blues & Jazz

para Célio Barbosa

Tal qual um belo blues
Célio é belo
e eu reverencio tudo que é belo.

Tal qual um maravilhoso jazz
Célio é maravilhoso
e eu contemplo tudo que é maravilhoso.

Célio,
colosso que trafega livremente por vasto conhecimento
advogado- poeta - instrumentista - compositor
o Japão aplaudiu seu talento
Três Rios seu berço, Petrópolis seu amor.

Célio,
ser imensamente repleto de amabilidade
sua vida a dois bendita seja - e assim és
com louvor e amorosa compatibilidade
pois essa aliança é transcendente tal qual blues & jazz.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)










domingo, 18 de março de 2012

POESIA- RELICÁRIO

RELICÁRIO
os santos estão exilados em um relicário
preciso repatriá-los para altares ornados de flores
alguns serão colocados em um mariano escapulário
já outros nunca mais serão carregados em andores.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)





sábado, 17 de março de 2012

Poesia - Defesa Pessoal


Defesa pessoal

Com olhos tal qual de Hubble
enxergo maus amores
identifico os malfeitores
afasto dissabores
fico isento de dores.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)


sexta-feira, 16 de março de 2012

POESIA - O POETA E OS PÁSSAROS

O poeta e os pássaros

para Adalberto

Pássaros fotografados
poemas enamorados - dois amores.
O poeta saboreia a natureza
e sua infinita beleza
causa-lhe revelação em cores.
Pequenos seres cantores
que fascinam com o livre gorjear.
O canto dos pássaros é profético
e o olhar do fotografo é poético.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Poesia - Mulher Admirável

para Marly, minha sempre mulher admirável

Existem tantas outras mulheres
mas você é uma mulher especial!
Existem tantas belezas femininas
mas a sua beleza é admirável!
Existem tantos corações amáveis
mas o seu coração é a matriz!
Existem tantas mães genitoras
mas você é exemplo de maternidade!
Existem tantas catedrais
mas você é a grandeza do ser!
Existem tantas bonitas canções
mas somente em você há inspiração!
Existem tantas formas de dizer amor
mas você é a principal definição!




domingo, 26 de fevereiro de 2012

Poesia - Doxologia


Doxologia

Há tão pouco a dizer
Há tão pouco a esperar
Há tão pouco a fazer.

Há muita falta de verdade
Há muita falta de pudor
Há muita falta de honestidade.

Há enorme carência de poesia
Há enorme carência de afeto
Há enorme carência de liturgia.

Há em demasia religião
Há em demasia violência
Há em demasia ingratidão.

Há escassez de solidariedade
Há escassez de perdão
Há escassez de felicidade.

(Todos os direitos reservados a Antônio Menrod)



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A VOSSA PAZ

Diletos, vejam que esplêndido este texto de Santo Agostinho!

"Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós
aquilo que não existiria,
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me,
com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes,
e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume:
respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos
e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me
e ardi, no desejo da Vossa Paz."



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TEMPO QUARESMAL


"Na quarta-feira de cinzas foi iniciado o tempo da Quaresma. O Concílio Vaticano II nos adverte: “A penitência quaresmal deve ser também externa e social, não só interna e individual” (“Sacrosantum Concilium”, 10). Aliás, este dever não se restringe apenas ao período preparatório à Páscoa, mas é uma decorrência da própria natureza da vida cristã.

O homem moderno busca o prazer a qualquer preço e reage às restrições feitas ao mesmo. O sofrimento, para ele, é algo meramente negativo, que deve ser afastado. Por isso, as crenças religiosas que surgem na atualidade, alcançam mais sucesso, são aquelas que oferecem um produto que é ansiosamente desejado. Mesmo se falso, muitos se deixam enganar na expectativa de obter a saúde, o emprego, o dinheiro, felicidade imediata na terra, por meios fáceis, sem compromissos com a liberdade.

Cristo veio ensinar uma doutrina que se expressa na seguinte comparação: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição e muitos os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à vida e poucos são os que o encontram” (Mt 7,13-14).

Todo o cristianismo brota de um instrumento de suplício: a Cruz. E somente através do sofrimento do homem, unido ao de Cristo, abrem-se para nós as portas da salvação.

Intimamente relacionadas com essa verdade, estão as determinações decorrentes dos Mandamentos. Com a desordem instalada em nossa vida, tornou-se difícil seguir o caminho estabelecido pelo Criador para as suas criaturas. Somente esta constatação nos faz compreender que não é possível sem grande esforço cumprir o que nos é exigido. A corrente segue em direção contrária e é preciso remar contra, para assegurar o rumo.

Por isso, a Sagrada Escritura nos fala repetidamente dessa luta que convive conosco e que deve ser levada a bom termo.

No Antigo Testamento, repetidas vezes e sob variados aspectos, nos é apresentado o sentido religioso da penitência. Ora para aplacar a ira divina, desencadeada por nossos delitos, outras vezes para conseguir a benevolência do Senhor. O jejum, a esmola e a oração tem especial destaque no texto sagrado.

No Novo Testamento assumem dimensões novas e mais amplas. Sua importância se revela no fato de Jesus ter assim inaugurado sua pregação: “Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galileia, proclamando o evangelho de Deus: ‘Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho’” (Mc 1,14-15).

A explicação dessa exigência é simples. O homem foi feito à imagem de Deus. A liberdade que lhe dá essa dignidade única em toda a criação é, ao mesmo tempo, uma fonte do mal – quando usada para contrariar a ordem estabelecida pelo Senhor. Para guardar o reto equilíbrio entre as paixões decorrente da estrutura material e a razão, iluminada pela Fé, característica do seu componente espiritual, faz-se mister o emprego de recursos outorgados pelo Salvador. Entre eles, está o autodomínio que se adquire pelas restrições que solidificam a vontade e manifestam ao Senhor nossa adesão às suas orientações. A obediência é um ato de louvor a Deus que nos impõe deveres, no caso: os Mandamentos de Deus e, em seu nome, os da Igreja.

A independência que se adquire, pela ascese cotidiana nos faz crescer na dimensão transcendental e fortalece os valores que asseguram posições em consonância com o Salvador. Em toda nossa existência, o cumprimento do Evangelho nos garante admirável paz e segurança no presente e no futuro.

Toda essa visão é absolutamente incompreensível e inaceitável para quem não acredita no Redentor nem vive seus ensinamentos. Caminham pelas estradas da vida, lado a lado, duas correntes humanas: uma que assume posições decorrentes da Fé e a outra, sem esse rumo, que opta por diversos outros procedimentos. O resultado é o que vemos cada dia e a expressar-se constantemente nos meios de comunicação social, em nosso relacionamento nas ruas, nos lugares de trabalho e, muitas vezes, no próprio lar.

O cristão não se satisfaz em ser fiel à sua crença. Esta o compele (cf 2Cor 5,14) a iluminar o próximo desgarrado. E este tempo da Quaresma nos oferece uma grande oportunidade ao aperfeiçoamento pessoal e eficaz atuação missionária, em nosso ambiente. Um dos principais recursos é a prática da penitência. Sem dúvida, este comportamento nos deve ser familiar durante todo o ano, mas de modo especial, nesse período do ano litúrgico que prepara a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição, a Semana Santa, o Tríduo Sagrado.

Convém lembrar que “penitência” não se identifica com a dor física, supressão do alimento ou algo semelhante. Estes aspectos de mortificação do corpo, evidentemente, estão aí incluídos como meios. Contudo, muito mais ampla é sua dimensão. Assim, toda nossa atividade em favor do próximo é um fator de crescimento religioso. Outrossim, o cumprimento do dever ocupa lugar especial na vida cristã. Há, realmente, uma ampla liberdade de escolha. Restrito é o que há de ser obedecido: o jejum e abstinência, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão. No entanto, trata-se de matéria obrigatória e não simplesmente, uma opção voluntária; atingindo quem tem idade e saúde cumpri-los. A Constituição Apostólica “Poenitemini” (nº 18) resume estas duas faces – a observância estrita de certos atos e a opção por outras modalidades – quando exorta “a buscar, além da abstinência e do jejum, expressões novas mais aptas a realizar, segundo a índole das diversas épocas, o próprio fim da penitência”.

O tempo da Quaresma é rico de graças. Aproveitemo-lo com a alegria de quem segue os passos de Jesus."

Artigo de autoria do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro. Escrito em 27/02/2009.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL!!!



"Carnaval significa “festa da carne (alimento)” e era, em seus primórdios, uma festa religiosa. Às vésperas da Quaresma, diante da perspectiva de passar quarenta dias em abstinência de carne (como acontecia antigamente), os cristãos fartavam-se de assados e frituras entre o domingo e a “terça-feira gorda”, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras, último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.


Todo indivíduo sente necessidade de alegria. Sem ela, a existência se torna insuportável. A própria saúde física se ressente. Diz a Sagrada Escritura, no livro do Eclesiastes (9, 15ss): “Por isso louvei a alegria, visto não haver nada de melhor para o homem (…) é isto que o acompanha no seu trabalho, durante os dias que Deus lhe outorgar debaixo do sol”. E o Senhor, no livro dos Provérbios (2,14-15), lembra que há limites, pois são reprovados os “que se alegram por terem feito o mal e se regozijam na perversidade do vício, cujos caminhos são tortuosos e se extraviam por vias oblíquas”.


Os festejos carnavalescos têm remota e obscura origem eclesiástica. Tanto assim que dependem de uma data móvel do calendário litúrgico. Antecedem sempre o início da Quaresma. Terminam com as Cinzas da quarta-feira. E a Igreja, em seu ritual de administrar as cinzas sobre os fiéis, recorda ao homem a fragilidade de sua condição: “Lembra-te, ó homem, que és pó e ao pó hás de tornar”. A Quarta-feira de Cinzas instiga-nos a refletir sobre esta experiência inelutável: a morte.


Quaresma é tempo de voltar para Deus, de reaquecer a fé e de mudança de vida e superação das atitudes patológicas. Muitos ainda hoje se abstêm de comer carne, mas esquecem-se da caridade fraterna, agindo de forma hipócrita e medíocre. Já lembrava São Leão Magno: “é inútil tirar ao corpo a comida, se não se tira da alma o pecado.” A intuição central da Quaresma é a mudança de atitudes e práticas favorecendo a solidariedade e a fraternidade.


Nesses dias ruidosos de Carnaval, devemos ter a coragem de avaliar o que ocorre em nosso país por tradição. Por vezes, assumem proporções de verdadeiras orgias coletivas, com crescente degradação dos padrões morais e agressão à dignidade humana.


O Carnaval, infelizmente, perdeu, aos poucos, seu sentido original de diversão simples do próprio povo. Vem a ser mais um espetáculo para turistas, e oportunidade aos menos escrupulosos de extravasar baixos instintos, esperando contar com certa cumplicidade do meio ambiente. Aumentam os crimes, os atentados ao pudor, as violências e o excesso de álcool. Cresce o consumo das drogas, que geram os “dependentes”, porque usaram abusivamente sua “independência”.


O corpo humano tem uma dignidade inalienável. Não pode ser profanado pelo exibicionismo desregrado. Aviltar dessa maneira a beleza é atingir o próprio Deus, de onde emana tudo o que temos de positivo, Ele, que é origem de toda beleza. São Paulo nos ensina: “Fugi da fornicação. Todo pecado, que o homem comete, é exterior ao seu corpo; aquele, porém, que se entrega à fornicação, peca contra o próprio corpo”! Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?” (1Cor 6,18-19). E o Apóstolo é incisivo: “Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá” (1Cor 3,17).


A necessidade da descontração na vida de um povo sofrido como o nosso é indiscutível. Mas essa necessidade deixa de ser satisfeita quando se perde o equilíbrio, a temperança. Há limites. Ultrapassá-los é cair na insensatez coletiva. Não devemos nos esquecer de que há formas nobres, simples e sadias de lazer. Elas irradiam a alegria autêntica que refaz as forças do corpo e aumenta as energias do espírito. Os festejos são positivos e legítimos, quando não abandonamos o bom senso.


Que fazer, então? Refletir, durante esses dias, sobre as conseqüências que poderão advir. Isso nos conduz a uma indispensável moderação, distinguindo, do que há de aceitável, aquilo que encerra em seu bojo condenáveis manifestações de baixos instintos. Afinal, somos seres racionais e não simples animais, destituídos de razão. Isso nos possibilita selecionar o que é saudável, nesse período que antecede a Quaresma e rejeitar o que fere uma consciência cristã. Assim evitamos desgraças irrecuperáveis.


Recordamos o que nos dizia o Beato João Paulo II: “Tenho diante dos olhos a imagem da geração de que fazemos parte: a Igreja compartilha a inquietude de não poucos homens contemporâneos. E, no entanto, há que se preocupar ainda com o declínio de muitos valores fundamentais, que constituem um bem incontestável, não só da moral cristã mas também, simplesmente, da moral humana, da cultura moral” (Encíclica “Dives in Misericordia”).


Por uma submissão generosa, o homem prudente orienta seu procedimento, discernindo o aceitável e repudiando tudo aquilo que contraria frontalmente nossa qualidade de filhos de Deus. Temos que compreender nossa época, inseridos que somos no mundo, mas é preciso coragem para reprovar o que se opõe à dignidade humana, fundamentada no Evangelho de Jesus Cristo. Muitos são severos nos julgamentos, aliás justos, da corrupção pública. Costumam, entretanto, omitir-se nesse outro tipo de devassidão coletiva, igualmente conseqüência de uma sociedade impregnada de critérios materialistas, secularizados.


Dezenas de milhares de católicos que não viajam para a praia ou fazenda participam de retiros espirituais. Eis uma boa opção para passar esses dias que antecedem a Quaresma, uma ocasião para reflexão, silêncio, oração.


O Carnaval constitui para nós, cristãos, um desafio. Deve nos impulsionar a alguma atitude positiva, distinguindo o direito ao lazer dos abusos oriundos dos desvios morais, que tentam obscurecer a nobreza do espírito. Os excessos, em vez de deixarem o ânimo abatido no cristão, estimulam nossa confiança no Salvador, a possibilidade de recuperação, sempre latente no íntimo de nossos irmãos. Condenemos o mal, mas confiemos no poder de Deus."

Artigo escrito pelo o Cardeal D. Eugenio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 19/02/2007.



sábado, 11 de fevereiro de 2012

AVE CHEIA DE GRAÇA!!!


Festividade Litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes

"Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria!"

Portanto, para glória da Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria Santíssima Mãe da Igreja, isto é, de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores, que lhe chamam Mãe amorosíssima; e queremos que com este título suavíssimo seja a Virgem doravante honrada e invocada por todo o povo cristão.
Servo de Deus Papa Paulo VI