quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

LER É VIVER

Com exceção de uma majestosa imagem do Sagrado Coração de Maria e uma camisa, todos os presentes que eu recebi neste natal foram livros. Nada me causa tanto êxtase quanto ter um livro nas mãos. Senti seu cheiro, contemplar seu projeto gráfico e mergulhar em seu universo escrito é simplesmente fantástico. Ler é viver! Eu me reconheço através dos livros, identifico pessoas, crio asas que me transporta para fora da órbita quando estou lendo. É uma lástima, um país como o Brasil, o livro ainda ser artigo de luxo. Neste país, se ler pouco porque o livro é caro, muito caro, e as bibliotecas são totalmente desatualizadas na sua maioria. Todo governo sério deveria ter como prioridade a educação, somente se educa através do conhecimento, e somente se adquire conhecimento quando se ler. Há países da Europa que o livro faz parte da cesta básica. O cidadão ganha uma cesta básica com alimentos e um livro. Não tem como duvidar: o livro também é alimento. Outro dado que envergonha-nos, é que a nossa vizinha Argentina, em sua bela capital Buenos Aires, tem mais livraria do que em todo Brasil. E no Brasil, pasmem, tem mais editora que livraria. Durma com um barulho desses. O fato é que um país inculto forma homens boçais, do tipo descrito na música de John Lennon – “Viver de olhos fechados, é fácil. É só ignorar tudo que vê. Está cada dia mais difícil ser gente”.