sábado, 19 de janeiro de 2008

BOQUIM: MINHA TERRA MEU AMOR

Há exatos 19 anos, 19 de janeiro de 1990, eu deixava para trás a minha doce amada e sempre lembrada Boquim – Terra da Laranja. Cidade do Centro-Sul sergipano, que foi meu berço de formação religiosa e cultural. Hermes Fontes, ilustre filho boquinense demonstrou seu incomensurável amor pela sua Terra da Laranja, deixando registrado em seu livro “Fonte da Mata”. Boquim foi e continua sendo uma inesgotável fonte de: poetas, escritores, músicos, artistas plásticos, cantores, cineastas e dramaturgos. Apesar de estar radicado a quase 20 anos no Rio de Janeiro, carrego dentro de mim as maravilhas que vivi na infância em Boquim, tal qual escreveu o poeta fluminense Casimiro de Abreu “-Oh! que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais!... Naquelas tardes fagueiras... Debaixo dos laranjais!”. Nada substitui os valores plantados e colhidos na terra natal, por mais que ela seja uma cidade geograficamente pequena, mas é nela que se encontra o seu começo, sua raiz, sua gente, a fonte que lhe banhou e seus amigos do tempo da meninice. Tenho saudades, muitas saudades do Grupo Escolar Pe. José Gumercindo, onde aprendi a aprender. Tenho saudades, muitas saudades do Colégio Santa Teresinha, onde nasceu minha vocação sacerdotal. Tenho saudades, muitas saudades dos professores que me deram valiosos ensinamentos: Profª. Jailma Fontes, Profº. Antônio Barros, Profª. Maria Almeida, Profº. Anchieta e Profª. Ir. Lourdes. Tenho saudades, muitas saudades de colegas que juntos atravessamos vários anos letivos: Edson Montes, Kelly, Ivan, Isabel, César, Maria do Carmo, Luiz, Ceci, João, Denise, Washington, Patrícia, Lomanto e Maria José. Tenho saudades, muitas saudades do Padre João Batista Lima, que transformava sua simplicidade em grande sabedoria. Tenho saudades, muitas saudades de Gilberto Bispo, com sua religiosidade à flor da pele. Tenho saudades, muitas saudades das religiosas de Santa Teresinha: Ir. Dalvina, Ir. Morais, Ir. Maria José, Ir. Lourdes e Ir. Eleonora. Tenho saudades, muitas saudades das procissões nas festividades da padroeira Sant`Ana. Tenho saudades, muitas saudades das manhãs de domingo no Balneário Fonte da Mata. Tenho saudades, muitas saudades das noites dançantes no Clube Recreativo Boquinense. Tenho saudades, muitas saudades de ouvir e aplaudir a Filarmônica Senhora Santana. Nesses dezenove anos, o Rio de Janeiro me deu inúmeras condições de crescimento, em todos os aspectos, e continua dando, todavia, nada é tão sublime para mim, quanto agradecer a Boquim, onde começou minha história de vida. Ontem, hoje e sempre, Boquim: Minha terra meu amor!