segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O ABANDONO DIVINO E SOCIAL

Da janela do apartamento da pra ver que o termômetro da Praia de Botafogo, na altura da Rua Marques de Olinda, está quase marcando 40ºgraus. O calor nesses últimos dias esta de abrir a moleira. Estou sentado em frente ao computador querendo saber o que vou escrever hoje no blog. Eu não planejo e nem faço rascunho de texto, escrevo que sinto no exato momento em que estou digitando, e neste instante sinto que devo escrever sobre a minha visita pastoral ontem à tarde na Favela Furquim, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Furquim é uma comunidade que constantemente tem confronto entre quadrilhas rivais. Todavia, com toda desgraça que povoa aquela comunidade, eu percebi que os moradores, na sua maior parte, têm uma enorme religiosidade. Eles demonstraram profundo respeito pelas coisas de Deus: palavra, obra sacra, e padres, são insignes que eles reverenciam. Isso é sinal que, apesar da miséria gritante e do abandono de todos os aspectos, possíveis e imagináveis, Deus mora no coração daquela gente crente. Logo na subida principal da favela, tem um pichação no reboco do muro –“Deus é Fiel”. Para mim a fidelidade divina, ainda não chegou naquele lugar!